terça-feira, 12 de julho de 2011

templo de São Paulo

RESUMO DA HISTÓRIA DO TEMPLO DE SÃO PAULO, BRASIL - UMA HISTÓRIA DE FÉ E SACRIFÍCIO

Em 1975 durante uma conferência de área no Brasil, o então Presidente da Igreja mórmon, Spencer W. Kimball anunciou que um Templo seria construído em São Paulo. Os membros se regozijaram e choraram; mas acima de tudo eles estavam prontos para o sacrifício, trabalho, e preparação para um Templo entre eles.
Porque parte do custo da construção do templo foi custeado pelos membros da Igreja, foi dada aos membros da América do Sul uma designação para juntar dinheiro para os fundos do Templo, além de pagar o dízimo e as ofertas. “Cada ala ou ramo foi designado uma quantia que eles deveriam juntar. Foi dada aos membros uma quotação em dólar, não em peso, o que significa que apesar da inflação do peso, eles pagavam uma quantia padrão convertida para o dólar dos Estados Unidos. A inflação na América do Sul [em 1974] estava entre 40% em um país e 600% em outro.” Muitos dos membros não tinham dinheiro para contribuir para o fundo. Os membros ofereciam os seus anéis de casamento, pulseiras, medalhas de ouro, anéis de diamante, anéis de formatura e outros objetos de ouro, prata ou pedras preciosas. A quantidade principal foi atingida no Brasil para construir o Templo, e a cada ala foi designada uma quantidade de dinheiro que ou conseguiu atingir ou foi até além da meta.
Doze meses depois do anuncio do templo, a construção começou. Centenas de membros se juntaram para limpar o terreno, isso incluiu remover os arbustos, ervas daninhas e bananeiras. O sacrifício continuou quando oitocentos membros doaram do seu tempo para fazer mais de cinqüenta mil blocos de gesso compostos de quartzo, fragmentos de mármore e concreto branco para o exterior do Templo.
O Templo de São Paulo foi o primeiro Templo mórmon a ser construído na América do Sul. Naquela época, a dedicação do Templo foi em novembro de 1978, e mais de 242.000 membros moravam nessa região do mundo, e mais de 54.000 membros moravam no Brasil. Agora existe mais de 16 templos na America do Sul.
Vinte e cinco anos depois da abertura do Templo, uma estátua do anjo Morôni banhada a ouro foi colocada no Templo durante um projeto de reforma, no qual depois o Presidente Gordon B. Hinckley rededicou o Templo. “… Nós estamos tão gratos pelo Teu Templo… quão glorioso é o Teu trabalho, quão maravilhoso o Teu ‘grande plano de felicidade’, como revelado pelo Profeta Joseph Smith. Sob este plano nós vivemos contigo em um estado pré-mortal. Tu nos deu essa oportunidade mortal aonde podemos provar a nossa fidelidade. A morte faz parte deste plano divino, não para ser temida, mas para ser levada como um passo a frente na nossa jornada imortal para uma vida eterna novamente a Tua presença,” dito pelo Presidente Hinckley na oração dedicatória.
Que benção é termos um templo não muito longe de nós. O Senhor espera que o visitemos mais freqüentemente, para nossa própria felicidade. O sacrifício para construção do templo de São Paulo deve ser traduzido para nós do Centro-Oeste brasileiro como um legado e uma forma de aprendermos a darmos mais de nós, sermos mais autruistas, consagrarmos mais, estabelecermos Sião, aí sim teremos um templo mais próximo de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário