FamilySearch Indexing
Algumas Regras Básicas:
Nunca deixe que LER as instruções do projeto que está iniciando a indexar e as instruções de cada campo que está indexando. Essas Instruções são as regras da indexação para aquele projeto e para os campos a serem indexados. Se todos fizerem isso, menos erros ocorrerão e assim, menos será preciso corrigir na hora de se fazer a conferência desses lotes.
1- Cada vez que mudar de um campo a outro, leia as instruções completas que aparecem ao lado direito da tela numa caixa entitulada “Instruções do Campo”. Essas instruções contém exemplos e o orientarão para fazer um trabalho padronizado com os outros indexadores e sem erros.
2- Escreva os nomes tal como aparecem no registro, mesmo se estiverem com ortografia errada. Se parte do nome está causando dúvidas, pode-se examinar outros lugares em que o nome é repetido (talvêz na margem do registro ou na assinatura) para confirmar o que está lendo.
3- Caso haja abreviaturas, não as expanda, mantenha da mesma maneira que está no registro. Ex.: Mª da Conceição – escreva: MA DA CONCEIÇÃO
4- Nunca indexe o primeiro registro da página se ele NÃO estiver completo.
É comum em muitas imagens, iniciarem a primeira folha com um registro que simplesmente iniciou na página anterior. Por exemplo, um registro começa na página anterior, mas em seu lote que você baixou começa assim:
“ perante as testemunhas Paulo da Silva e Joaquim Santos, receberam-se em matrimonio Antonio José de Siqueira Cruz com 22 anos de idade, solteiro, filho legítimo de Francisco Cruz e de Dona Maria Pereira da Cruz, e Dona Ana Maria Albuquerque, de 16 anos de idade, solteira, filha legítima de João Baptista Albuquerque e de Dona Rita de Casia Resende, todos naturais e aqui residentes....”
Veja que o registro está quase completo, exceto pela falta da data e do início, pois ele foi feito na página anterior que pertence a um outro lote de uma outra imagem.
Esse registro está no lote anterior e será indexado no lote anterior e não DEVE ser indexado no seu lote. A regra diz que não se deve indexar esse registro. Começe indexando o registro completo que aparece imediatamente depois esse registro incompleto. O registro que aparece imediatamente após, é que será o registro nº 1 dessa imagem.
5- Você SEMPRE deverá indexar o último registro da imagem, MESMO que ele esteja incompleto.
Normalmente, é possível que o seu lote, na última página, termine sem o final do último registro. Esse registro começa no final da última página, mas termina somente no próximo lote. Você tem que indexar esse registro também, e não deve ficar incompleto, pois poderá ver as informações que faltam, simplesmente olhando na página seguinte. Para ver a página seguinte, mesmo que não esteja em seu lote, basta clicar no ícone “ver a página seguinte/anterior a este registro” abaixo indicado. Assim, poderá ler e indexar as informações faltantes para completar o registro. Certifique-se que está vendo realmente a pagina seguinte, e não a anterior. Para isso basta observar o número da página em que está e o número que aparece depois que clicar na opção. Também pode checar isso através do número do registro que aparece na sequência. Veja figura abaixo:






Mesmo que esteja escrito (NÂO INDEXAR A PARTIR DESTA JANELA) você pode utiliza-la para ler e indexar apenas a parte que falta do último registro de seu lote.
6- O que você deve escrever nos campos Nomes e Sobrenomes?
No campo NOME você deve digitar TODOS os nomes da pessoa.
No campo SOBRENOME você deve digitar TODOS os sobrenomes da pessoa
Exemplo: o nome completo aparece assim: José Luis Antonio da Silva Carneiro dos Santos – você deve digitar da seguinte maneira:




Inclua todos os acentos dos nomes registrados na imagem. Se fizermos tudo isso, essa pessoa poderá ser pesquisada por seus descendentes por qualquer um dos sobrenomes, porque o sistema FamilySearch indexará por todos os sobrenomes. Ou seja, esse nome será indexado pelo “Da Silva” pelo “Carneiro” e também pelo “Dos Santos”, o que será uma vantagem para quem esta pesquisando. Outro detalhe é que não importa o que é sobrenome materno e sobrenome paterno, pois cada um dos sobrenomes será indexado.
7- Não devo “criar” sobrenome para completar um nome
É bastante comum nos registros de nascimento e/ou batizado, as crianças serem registradas sem sobrenome. NUNCA devemos criar um sobrenome para uma criança sem sobrenome, mesmo que o pai e a mãe da criança tenha sobrenome, eu não devo transferir os sobrenomes do pai ou da mãe para a criança. Devo apenas escrever o nome e no campo sobrenome, eu registro campo em branco. Ex.: “..... batizei a João, filho legítimo de Antonio dos Santos e Maria Turquesa...”




OBS.: Sempre se deve digitar os acentos quando eles aparecerem no registro, como no exemplo acima do João.
8- Quando eu não souber se um nome é realmente nome ou sobrenome?
É bastante comum nos deparamos com nomes que não sabemos o que é nome e o que é sobrenome. Isso ocorre muitas vezes no caso de registros de extrangeiros. Em qualquer um desses casos, devemos registrar tudo o que tivermos dúvida, no campo nome.
Ex. 1- nome completo Laesers Massurs




Ex. 2- nome completo Yoshinis Yoshiriro




Ex. 3- nome completo Maria de Jesus




Ex. 4- nome completo Yain Yoin




Ex. 5- nome completo Maria Marta Pedro




Nenhum comentário:
Postar um comentário