sábado, 25 de fevereiro de 2012

"Voces são uma geração... com talento tecnológico"


Este Trabalho é de Vocês

Extraído de um serão para o Sistema Educacional da Igreja para jovens adultos, realizado em 2 de março de 2008.

Julie B. Beck
Vocês são uma geração especialmente preparada com o talento tecnológico para realizar o trabalho de história da família e o serviço no templo.

Este Trabalho é de Vocês

O profeta Abraão passou por períodos de experiência em sua vida muito parecidos com os que os jovens passam hoje. Lemos a respeito disso no livro A Pérola de Grande Valor: “Na terra dos caldeus, na residência de meus pais, eu, Abração, vi que me era necessário encontrar outro lugar para morar” (Abraão 1:1). Abraão sentiu que havia chegado o momento de iniciar sua vida de adulto. Ele sabia que haveria “maior felicidade e paz e descanso” (versículo 2) para ele do que até então. Abraão buscou e recebeu essas bênçãos de maior felicidade, paz e descanso, e as mesmas bênçãos estão disponíveis para todos os membros da Igreja, inclusive os jovens adultos. Como vocês estão-se preparando para recebê-las? Vamos enfocar uma das diversas atividades que podem fazer agora mesmo: participar do trabalho do templo e de história da família.
Como santos dos últimos dias, vocês aprenderam a importância do templo e das ordenanças do templo. Ao longo dos séculos, muitas pessoas morreram sem o conhecimento do evangelho. Essas pessoas são seus parentes próximos e distantes. Eles estão esperando que vocês façam as pesquisas necessárias para unir seus familiares e realizar as ordenanças salvadoras por eles.
Quando temos algum conhecimento de tecnologia, isso ajuda no trabalho do templo e de história da família. Vocês são uma geração especialmente preparada com o talento tecnológico para fazer isso. Minha avó Bangerter tinha um profundo testemunho do trabalho de história da família e um sentimento de urgência em relação a ele. Há muitos anos, quando compilava 25.000 nomes de sua família, ela teve que escrever manualmente cada um dos nomes nos formulários. Ela teria ficado extremamente grata por um programa de computador que pudesse ajudá-la a ser mais precisa e eficaz. Agora, ela tem centenas de jovens talentosos entre seus descendentes que são capazes de auxiliá-la deste lado do véu.
O Senhor prometeu que plantaria no coração de vocês as promessas feitas aos pais e que seu coração se voltaria aos pais para que a Terra não fosse totalmente destruída em Sua vinda (ver D&C 2:2–3). Suas habilidades técnicas são um cumprimento parcial dessa profecia, e espero que estejam tendo um sentimento de urgência em relação a esse trabalho. Vocês nasceram nesta época para fazer o trabalho do templo e de história da família. Sua família precisa de sua ajuda. Sua ala ou seu ramo precisa de sua ajuda nesta importante responsabilidade.
Vocês receberão bênçãos pessoais como resultado de sua participação no trabalho do templo e de história da família. Uma delas é a oportunidade de qualificar-se para uma recomendação para o templo, que indica sua dignidade perante o Senhor. Uma recomendação para o templo é um símbolo de obediência.
Algumas instruções recentes da Primeira Presidência esclarecem a norma para se obter uma recomendação do templo e para receber a investidura. Foi reiterado que o recebimento da investidura do templo é um assunto sério que deve ser concedido somente aos que estão suficientemente preparados e amadurecidos para cumprir os convênios que vão fazer. A Primeira Presidência também afirmou que os membros solteiros que estão no fim da adolescência ou com pouco mais de vinte anos e que não receberam um chamado para a missão ou que não vão se casar no templo não devem receber uma recomendação para entrar no templo para realizar sua própria investidura.1 Todo membro digno que tenha doze anos ou mais, porém, pode receber uma recomendação de uso limitado para realizar batismos pelos mortos.
Aqueles dentre vocês que hoje não estão dignos do privilégio de ter uma recomendação podem trabalhar com seu bispo ou com seu presidente de ramo para prepararem-se para receber uma recomendação, assim que possível. Por favor, não fiquem sem essa qualificação tão importante.
Testifico que a Expiação é real e que os pecados podem ser perdoados mediante o devido arrependimento.
Vocês podem ajudar os templos a manterem-se em plena atividade. O trabalho do templo e de história da família é o seu trabalho. Muita coisa depende de vocês! Vocês podem realizar muitas coisas com sua energia e suas habilidades.
Ao participarem do trabalho do templo e de história da família terão, sem dúvida, o Espírito para consolá-los em seus desafios e guiá-los nas importantes decisões que estão tomando. Ao participarem desse trabalho individualmente, com grupos de sua ala ou do instituto, com seus quóruns do sacerdócio e a Sociedade de Socorro, vocês farão boas amizades e terão experiências pessoais de convívio social muito significativas.
Como sua interação e sua amizade com outras pessoas estão-se expandindo, e como o Espírito trabalha ao seu lado, há uma crescente probabilidade de você encontrar seu futuro cônjuge e formar uma família eterna. Ao darem a sua contribuição pessoal aos seus amigos, ao seu quórum, à Sociedade de Socorro e aos grupos do instituto, essas atividades vão aumentar sua fé e felicidade por toda a sua vida. Elas são sinais de discipulado que vão fortalecer seu futuro casamento e sua futura família, propiciando-lhes a companhia do Espírito.
O evangelho restaurado de Jesus Cristo é verdadeiro. Por isso, muito depende de vocês, a nova geração. Espero que vocês, tal como Abraão, sejam seguidores da retidão, que busquem as bênçãos dos pais participando desse trabalho e que assim encontrem maior conhecimento, felicidade, paz e descanso.

O que Posso Fazer?

Eis algumas ideias para levar em consideração.

Ir ao Templo

  •  
    Convide familiares, membros da ala ou do ramo, classes do instituto ou outros amigos para irem com vocês.
  •  
    Apoie o empenho de sua ala ou seu ramo de participar do trabalho do templo.
  •  
    Se possível, leve os nomes de seus próprios antepassados.
  •  
    Você pode ajudar a cuidar de crianças para que os pais delas possam ir ao templo.

Compilar Registros

  •  
    Digitalize fotos, slides, fitas de vídeo e outros registros. Se estiverem em formato eletrônico, será mais fácil salvaguardá-los e compartilhar trechos de história.
  •  
    Verifique a exatidão de registros familiares. O site New.family search.org é um bom lugar para começar. Há tutoriais on-line e especialistas de história da família em sua ala ou seu ramo que podem ajudá-lo a utilizar o site. Se você já conhece bem o site, pode ensinar outra pessoa a usá-lo.
  •  
    Aproveitar oportunidades de viagem. Se for visitar uma região em que seus antepassados moraram, reserve um tempo para visitar cemitérios e bibliotecas locais e outros lugares que possam ajudá-lo a descobrir algo sobre seus progenitores.

Criar Registros

  •  
    Mantenha um diário pessoal.
  •  
    Se possível, leve sempre uma câmera com você para onde quer que vá.
  •  
    Aprenda ou ensine alguém a indexar (indexing.familysearch.org), tornando os registros do mundo inteiro disponíveis para busca on-line.
  •  
    Converse com familiares sobre acontecimentos importantes da vida deles. Grave as entrevistas.
  •  
    Comece um blog da família, talvez pedindo a familiares que criem artigos sobre assuntos específicos (como “Meu Natal mais memorável”) ou peça-lhes que publiquem suas fotos e lembranças em geral.
  •  
    Promova e preserve um bom relacionamento familiar mantendo-se em contato com seus familiares por e-mail, telefone e cartas. Planeje reuniões sempre que possível.
  •  
    Organize uma visita a um cemitério local. Com seus colegas, fotografe lápides, se for permitido, e disponibilize as fotos para outras pessoas na Internet. Essa pode ser uma grande oportunidade de serviço, sobretudo no caso de cemitérios pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário