sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


 
 

Cemitério na Dinamarca usa QR code em túmulos

03 de Setembro de 2012  15h03
Recurso já está sendo usado por famílias e também para resgatar  a memória de personalidades com importância histórica Foto:  / Getty Images
Recurso já está sendo usado por famílias e também para resgatar a memória de personalidades com importância histórica
Foto: Getty Images
Um cemitério na cidade Roskilde, Dinamarca, está inovando ao oferecer a possibilidade de inserção de QR codes em túmulos. De acordo com a BBC Mundo, ao escanear o código visual com smartphones, familiares e visitantes tem acesso a informações sobre a pessoa que morreu, como fotos, vídeos e arquivos de áudio.
Dorthe Frydenlund é uma das pessoas que já está usando o recurso, ela instalou um QR code no jazigo de seu pai. "É uma a oportunidade para que outras pessoas possam conhecer a sua história de vida. É uma boa maneira do meu filho pode lembrar de seu avô", relata ela. O filho de Dorthe, Nikolai, tem um smarphone com um programa que escaneia o código para exibir fotos e um resumo da vida de seu avô.
O maior produtor de lápides da Dinamarca acha que os chips farão parte do ritual de morte entre as famílias, e se tornar até mesmo um meio de o morto expressar um "último desejo". Niels Kristian Nielsen, diretor da empresa, também vê nos QR codes para túmulos uma oportunidade de melhorar a receita, tanto na Dinamarca quanto no exterior. Cada código para este fim custa cerca de US$ 123.
O recurso também está sendo utilizado para resgatar a história de algumas personalidades que tiveram importância social, política ou cultural. O conselho de uma igreja de Holbaek, cidade vizinha de Roskilde, já encomendou diversos chips com essa finalidade. "Eu acho importante que a próxima geração tenha essa memória", diz o diretor do conselho, Hanne Korsby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário