GENEALOGIA - Pesquisa e Busca de Documentos para a Cidadania Italiana ou para aumentar sua Arvore Genealógica
O primeiro passo para obter o reconhecimento de sua cidadania italiana é comprovar que você é de fato descendente de um cidadão italiano.
Os documentos necessários são as certidões de nascimento (Estratto dell’Atto de Nascita), casamento (Certificato di Matrimonio) e óbito do imigrante italiano. O que acontece é que em 99% dos casos ninguém da família possui tais documentos. Para se poder solicitar a certidão de nascimento é necessário saber o nome completo do imigrante (que em muitos casos foram modificados no Brasil), data e cidade de nascimento exatos (aqui aparece outro problema, que muitos destes citavam entre os familiares somente o nome da província e não o da cidade) e os nomes completos dos pais.
Para começar sua pesquisa e busca sobre a origem de seu ancestral o melhor lugar são as pessoas mais antigas da família que podem ter mais informações e guardar documentos como: passaporte, salvo conduto, registro de estrangeiros, ou algum outro, que poderá vir a indicar informações sobre o nascimento.
Outras opções de se encontrar essa informação pode ser consultando em inteiro teor as Certidão de Óbito e a Certidão de Casamento (bem como uma cópia do processo de habilitação do casamento).
Uma relação com todos os cartórios do Brasil pode ser encontrada no site do Ministério da Justiça em:
Lembre-se que no Brasil a obrigatoriedade de registro civil em cartório vigorou somente a partir da Proclamação da República, em 15/11/1889. Antes disso somente existiam os registros religiosos e, portanto, é necessário pesquisar nas igrejas. Geralmente há uma Cúria que centraliza os registros das igrejas de uma determinada região. Para começar suas buscas você pode usar o site da CNBB http://www.cnbb.org.br.
Ainda no Brasil você pode tentar buscar informações em:
Registro de Estrangeiro
Se seu imigrante italiano estava vivo e no Brasil entre 1938 e 1942 ele deve ter preenchido o Requerimento de Registro Permanente por obrigação do Decreto 3010 de 20/08/1938 e está arquivado no AN – Arquivo Nacionalhttp://www.arquivonacional.gov.br, no Rio de Janeiro. Esta informação para o maior de 60 anos na época traz o nome, data e local de nascimento, estado civil, filiação, profissão, endereço, data e local de desembarque. Para para o menor de 60 anos o requerimento traz, além dos dados acima, mais: nome do cônjuge, nacionalidade, idade, nomes dos filhos menores de 18 anos, nacionalidade, idade. Também na parte relativa ao desembarque, o imigrante tinha que informar o nome da embarcação e dados sobre viagens ao exterior que tivesse feito depois de sua entrada no Brasil.
Desembarque
Outro lugar para fazer a busca são os registros de desembarque, que pode trazer como informação a origem do imigrante:
São Paulo (SP)
Arquivo Público do Estado de São Paulo (anteriormente esses documentos ficavam sob cuidados do Memorial do Imigrante)
Rio de Janeiro (RJ)
Arquivo Nacional
Espírito Santo (ES)
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Minas Gerais (MG)
Arquivo Público Mineiro
Paraná (PR)
Arquivo Público do Paraná
Se até aqui você não teve sucesso na busca então as coisas começam a ficar mais difíceis, resta tentar buscar mais informações na Itália.
Quando os ascendente italiano nasceu antes de 1871 deve-se pesquisar nas Paróquias do Comune de origem (quando os assentos das paróquias já tiverem sido transferidos para as respectivas Cúrias – pesquisar nas Cúrias Vescovile).
Se os ascendente italiano nasceu após 1871 em diante deve-se pesquisar no Comune de origem.Os cartórios italianos (Ufficio dello Stato Civile) somente foram implantados, com a estrutura que de hoje em 1870, então esta data pode variar ainda conforme a região da Itália.
Igrejas
Os registros civis paroquiais de nascimento, casamento, óbito e de crisma; os livros de registro de população da paróquia, conhecidos como Anagrafe, Foglio di Famiglia ou Libro Mastro, etc.
Cidades
Os registros civis de nascimento, casamento e óbito, após 1871, os Foglio di Famiglia e/ou Stato Storico di Famiglia, fichas (cartelas) individuais das pessoas, etc.
Archivio di Stato
Em cada PROVÍNCIA há um Arquivo de Estado (Archivio di Stato) que pode ajudar muito em pesquisas. Nele você pode encontrar:
· Lista di Leva – são os registros de convocação ao Serviço Militar das pessoas nascidas na Província, ou que ali moravam no momento da convocação. Esses registros contém os nomes de todas as pessoas que serviram ou que foram dispensados do Serviço Militar, com nomes dos pais, locais e data de nascimento;
· Registros Civis do período Napoleônico – são os registros civis (originais) de nascimento, casamento e óbito, deste período que Napoleão dominou parte da Itália (1806-1815);
· Registros Civis – são as cópias dos registros de nascimento, casamento, óbito, existentes nos Comuni da Província (após 1871);
· Documentos ou registros relacionados aos censos populacionais, compra e venda de imóveis, mapas, cópias da solicitação de passaporte, etc.
Nem todos os Archivi di Stato tem estes registros civis e militares, por terem sido destruídos ou desaparecidos em conflitos, ou em incêndios.
Family Search
O Family Search é um excelente serviço mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), dos Estados Unidos.
Em último caso, caso nada ainda tenha sido encontrado você pode tentar saber em que região da Itália seu sobrenome é comum, se você tiver sorte e seu sobrenome não for muito comum, pode ser que isso ocorra somente em um local da Itália para facilitar suas buscas.
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